A doença que afeta o cérebro dos lutadores de MMA

    
Gary Goodridge, ex-lutador de UFC, Pride e K-1, teve diagnosticada uma doença degenerativa chamada encefalopatia traumática crônica. A ETC, como é chamada, é uma lesão cerebral causada por repetidos traumatismos cranianos.

Goodridge, nascido em Trinidad e Tobago, tem 46 anos e uma carreira extensa tanto no MMA (23-22) quanto no kickboxing (12-24-2). Lutava desde 1999, mas já não sobe aos ringues desde 2010. E não se arrepende de nada.
  
 *Gary Goodridge


A encefalopatia traumática crônica é comumente encontrada em lutadores de boxe, jogadores de futebol americano, de hóquei no gelo e outros atletas que sofreram repetidos choques traumáticos na cabeça.

A doença ficou muito conhecida com o Muhammad Ali, que desenvolveu a parte parkinsoniana. Ela acontece por microtraumas decorrentes dos socos. Eles podem gerar vários sintomas como declínio mental, problemas de memória, de linguagem e parkisionismo
  

Goodridge, que chegou a lutar mais MMA do que kickboxing, credita as lesões aos combates que fez no K-1, maior evento de trocação do mundo e onde não é permitido luta no solo, nem golpes de estrangulamento ou torção.

Ele lançou recentemente sua autobiografia e quer alertar os lutadores sobre os perigos das concussões.
  
"Você tem as notícias que apenas tem que lidar com isso, viver com ele. Não há tratamento. Há comprimidos para tornar o processo da doença mais lento, mas é inevitável. Eu gostaria de compartilhar com as pessoas, mas eu acho que a maioria das minhas lesões veio do K-1. MMA realmente não era um problema, porque não há quase nenhum golpe na cabeça. Cerca de 90% de meus ferimentos vieram do K-1, onde não há traumatismos cranianos." Relata Goodridge.
Compartilhe este artigo :
 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. Gump - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger